top of page

Fibras de Vidro

Fibras de Vidro

 

A fibra de vidro é um compósito filamentoso de finíssimos fios de vidro, agregados através de resinas, silicones, fenóis e outros compostos solúveis em solventes orgânicos.

 

A fibra de vidro pode ainda conter em sua formulação alguns componentes como óxidos de potássio, ferro, cálcio e alumínio.

 

A Fibra de Vidro  muitas vezes é o melhor material para componentes de veículos de baixo volume.

 

Com uma elevada relação resistência-peso em comparação com materiais tradicionais, de zero a corrosão, os custos extremamente baixos de ferramentas e um a possibilidade de moldar quase todos os imagináveis forma, designers e engenheiros de todos os campos de veículos já estão familiarizados com GRP.

 

Há também outras formas de apresentação da fibra de vidro, tais como:

- Fios Contínuos

- Combinações Manta + Tecido
- Fibras Cortadas
- Fibras Moídas
- Véu de Superfície

 

Como trabalhar a fibra de vidro:                  

 

Exemplos de Trabalhos: 

O que é o Gel Coat: 

 

O gel coat é, basicamente, uma tinta que é aplicada sobre o molde e que constitui a camada exterior das peças feitas em fibra de vidro e resina de poliéster (compósitos). A sua função é proteger o estratificado e conferir um aspecto esteticamente agradável à vista.

 

O gel coat pode ser fabricado com diversas resinas com diferentes características em termos de resistência aos agentes e ambientes, de acordo com a finalidade a que se destina.

 

Por exemplo, um barco tem que ser fabricado com um gel coat com baixa absorção de água, boa resistência aos raios ultravioleta e boa retenção de brilho.

 

No entanto, uma peça de carroçaria de autocarro, que normalmente vai ser pintado, já tem outro tipo de exigências:

 

Boa flexibilidade, ausencia completa de porosidades, etc.

 

O Gel Coat, mesmo depois de curado, apresenta sempre uma ligeira pegajosidade ( tack). caso se pretenda eliminar esta pegajosidade, deverá ser utilizado o Gel Coat.

 

Para que server o Gel Coat? 

 

Gel coats são resinas contendo pigmentos, cargas e agentes tixotrópicos.

 

As suas funções são: proteger o laminado contra a ação das intempéries, conferir acabamento colorido, liso e brilhante à superfície da peça e servir de base para aplicação de pinturas.

 

Embora a maioria dos gelcoats sejam fabricados na cor branca, ou qualquer outra pequena variação do branco, gelo, creme ou neve, o gelcoat pode ter qualquer cor.

 

A cor final do gelcoat é fornecida por um pigmento, que pode ser orgânico ou inorgânico, que no inicio da fabricação do gelcoat é incorporado a mistura base através de uma pasta. Esta pasta é feita através de moagem do pigmento com uma resina não reativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Resina Poliéster: 

 

São produtos líquidos, viscosos, e que, após adição de um acelerador e um catalisador, endurecem, assumindo a forma do molde onde foram aplicadas.
 

Estas resinas são, normalmente, usadas em conjunto com fibras de vidro ou carbono (daí, o nome material compósito) e, após cura, apresentam uma elevada resistência mecânica, o que possibilita a sua utilização como matérias-primas destinadas ao fabrico de inumeráveis produtos: tanques para químicos e produtos alimentares, barcos, piscinas, banheiras, peças para carroçaria automóvel, carroçarias isotérmicas, telhas de cobertura, equipamentos para energia eólica, peças industriais diversas, mobiliário urbano, etc.
 

Nas resinas podem ser igualmente usadas em todo o tipo de isolamentos de terraços e fachadas e todo o tipo de reparação ou reforço de produtos fabricados em matérias convencionais, como cimento, madeira, chapa de ferro/aço/alumínio.
As resinas de poliéster têm também uma boa aderência a alguns polímeros plásticos, recomendando-se, neste caso, ensaios prévios.

 

Como aplicar a Resina? 

 

A resina deve ser aplicada apos dese ter feito o trabalho todo o seja depois de se ter trabalho a fibra de vidro e posto o gel coat, introdu-se a resina como forma de de fortalecer o material e este ficar acado, como se pode observar na imagem em cima exposta. 

bottom of page